A Expressão Dramática – à procura de percursos
12.92€ 6.46€
Este livro apresenta uma série de estudos desenvolvidos em aulas de Expressão Dramática dos Cursos de Formação de Educadores de Infância e Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico. Subjazem à prática docente da autora alguns pressupostos da abordagem preconizada pelo movimento da Educação pela Arte, que valoriza como objecto e objectivo primazes o desenvolvimento da pessoa, através da criação de situações de expressão dos seus sentimentos, ideias e valores. A autora defende, no entanto, que esses espaços e tempos, só poderão ser consubstanciados se for proporcionada também a aprendizagem de saberes e competências das diferentes expressões artísticas e suas linguagens. Esta assunção permite apelidar esta abordagem de Educação Artística, terminologia utilizada neste livro. A opção didáctica conteúdal adoptada nestas aulas não se confina à exploração de saberes e competências tradicionalmente adstritas ao Teatro, onde o texto e a sua representação ocupam um espaço privilegiado. Quando falamos de Expressões Artísticas, ou em Expressão Dramática, estamos a convocar não apenas esta última, mas também a Expressão Musical, e a Dança Criativa. A Expressão Dramática – à procura de percursos, desenvolve temáticas tais como: os momentos do processo de criação dramática; os elementos relacionais e artísticos no processo de criação dramática; os perfis de envolvimento dos alunos no processo de criação dramática; a diversidade na criação dramática; o trajecto reflexivo e decisório do professor e dos alunos e trajectos didácticos a partir de um texto narrativo, de um fenómeno científico e de imagens. As fontes de informação foram variadas, das quais é de salientar os diários individuais dos alunos, as discussões grupais, videogravações das aulas e os portfolios.
- Sobre o livro
- Detalhes do produto
Descrição
Este livro apresenta uma série de estudos desenvolvidos em aulas de Expressão Dramática dos Cursos de Formação de Educadores de Infância e Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico. Subjazem à prática docente da autora alguns pressupostos da abordagem preconizada pelo movimento da Educação pela Arte, que valoriza como objecto e objectivo primazes o desenvolvimento da pessoa, através da criação de situações de expressão dos seus sentimentos, ideias e valores. A autora defende, no entanto, que esses espaços e tempos, só poderão ser consubstanciados se for proporcionada também a aprendizagem de saberes e competências das diferentes expressões artísticas e suas linguagens. Esta assunção permite apelidar esta abordagem de Educação Artística, terminologia utilizada neste livro. A opção didáctica conteúdal adoptada nestas aulas não se confina à exploração de saberes e competências tradicionalmente adstritas ao Teatro, onde o texto e a sua representação ocupam um espaço privilegiado. Quando falamos de Expressões Artísticas, ou em Expressão Dramática, estamos a convocar não apenas esta última, mas também a Expressão Musical, e a Dança Criativa. A Expressão Dramática – à procura de percursos, desenvolve temáticas tais como: os momentos do processo de criação dramática; os elementos relacionais e artísticos no processo de criação dramática; os perfis de envolvimento dos alunos no processo de criação dramática; a diversidade na criação dramática; o trajecto reflexivo e decisório do professor e dos alunos e trajectos didácticos a partir de um texto narrativo, de um fenómeno científico e de imagens. As fontes de informação foram variadas, das quais é de salientar os diários individuais dos alunos, as discussões grupais, videogravações das aulas e os portfolios.
Informação adicional
Peso | 0.194 kg |
---|---|
ISBN | 978-972-24-1280-9 |
Dimensões | 17 × 24 cm |
Número de Páginas | 102 |
Encadernação | Capa Mole |
Faixa Etária | Todas as idades |