Da Disciplina do Traço à Irreverência do Borrão
19.08€ 7.63€
Para além dos documentos habituais (legislação, programas de ensino, manuais escolares, imprensa especializada), Lígia Penim descobriu uma fonte perfeita: os relatórios dos professores auxiliares e agregados dos liceus. É este corpus documental que ela analisa à luz de aproximações teóricas muito interessantes (onde está Foucault, mas onde estão também as leituras que dele fizeram Thomas Popkewitz, Ivor Goodson, Tomaz Tadeu da Silva e tantos outros), examinando-o com extremo rigor metodológico. O resultado está à vista. O seu trabalho sugere uma renovação historiográfica nos estudos curriculares, ao mesmo tempo que abre para uma compreensão histórica das disciplinas escolares. É uma obra importante que merece ser lida e discutida, não só pelos historiadores, mas também pelos professores, sobretudo aqueles que têm a seu cargo o ensino do Desenho e dos Trabalhos Manuais.
- Sobre o livro
- Detalhes do produto
Descrição
Para além dos documentos habituais (legislação, programas de ensino, manuais escolares, imprensa especializada), Lígia Penim descobriu uma fonte perfeita: os relatórios dos professores auxiliares e agregados dos liceus. É este corpus documental que ela analisa à luz de aproximações teóricas muito interessantes (onde está Foucault, mas onde estão também as leituras que dele fizeram Thomas Popkewitz, Ivor Goodson, Tomaz Tadeu da Silva e tantos outros), examinando-o com extremo rigor metodológico. O resultado está à vista. O seu trabalho sugere uma renovação historiográfica nos estudos curriculares, ao mesmo tempo que abre para uma compreensão histórica das disciplinas escolares. É uma obra importante que merece ser lida e discutida, não só pelos historiadores, mas também pelos professores, sobretudo aqueles que têm a seu cargo o ensino do Desenho e dos Trabalhos Manuais.
Informação adicional
Peso | 0.296 kg |
---|---|
ISBN | 978-972-24-1250-7 |
Dimensões | 14 × 21 cm |
Número de Páginas | 232 |
Encadernação | Capa Mole |
Faixa Etária | Todas as idades |