- Sobre o livro
- Detalhes do produto
Descrição
Este livro propõe-se contribuir para uma fundamentação didática autêntica do ensino em educação física e desportos, no meio escolar como fora dele. Recusa um conceito ‘defensivo’ de ensino, exclusivamente dependente de modelos, de fórmulas, de esquemas e de ‘justificações’ estranhas à situação pedagógica. Postula um conceito ‘ofensivo’, assente no entendimento do ensino como um processo de desenvolvimento regular, contínuo e sistemático da personalidade dos alunos: vê, por isso, na atividade e mutabilidade do aluno, na reflexão criativa do professor e no tipo de organização do ensino as condições decisivas para a formação do educando como personalidade.
De tudo isto decorre um convite ao leitor potencial – ao estudante e professor de educação física, ao técnico e formador desportivo – para um confronto racional e transparente com o
ensino, em todos os momentos em que este é concebido, preparado, realizado e analisado. O que vale como um alerta contra as malhas e roupagens das receitas tecnocráticas e
cientificistas.
A apresentação de coordenadas conceptuais para o planeamento, a abordagem das linhas da aula de educação física, a indicação de vias para a análise e avaliação do ensino procuram despertar e motivar o otimismo pedagógico tão indispensável à tarefa de educação da juventude.
Aquele convite adquire sentido na permanente tomada de consciência de que o planeamento, a preparação e a avaliação constituem a componente teórico-mental de uma atividade
essencialmente prática. O ensino é uma atividade de direção pedagógica, destinada a desencadear atividade ‘ativa’ e consciente dos alunos e a transportar para vários níveis superiores todos os implicados; como tal deve ser organizado e conduzido pelo professor, como tal deve ser vivido pelos alunos.
Informação adicional
Peso | 0.266 kg |
---|---|
ISBN | 9789722412988 |
Data Publicação | 1987 |
Dimensões | 14 × 21 cm |
Número de Páginas | 208 |
Faixa Etária | Todas as idades |