Vygotsky e a Aprendizagem Cooperativa

14.36

Esta obra resulta de uma procura do sucesso dos alunos nas suas aprendizagens, uma vez que alguns modelos de aprendizagem implementados há décadas parecem já esgotados. A teoria socioconstrutivista de Vygotsky é uma revolução na aprendizagem, ao procurar ligar o Campo da Psicologia da Aprendizagem com o Campo da Sociologia, abrindo assim novas perspectivas aos professores. Para Vygotsky, psicólogo com preocupações pedagógicas, a aprendizagem é eminentemente social, ou seja, é um processo de interacção e de partilha, que permite aos alunos desenvolverem a sua Zona de Desenvolvimento Proximal. Esta zona, que é um conceito vygotskyiano, é inerente a todos os que aprendem com outras pessoas e induz novas maneiras de aprender. Ao longo desta obra o leitor não só toma contacto com a teoria de Vygotsky como partilha com as autoras deste livro os princípios, objectivos e actividades subjacentes à Aprendizagem Cooperativa, que se suporta teoricamente na teoria de Vygotsky. Por último, propõe-se ao leitor que acompanhe a implementação, na sala de aula, da teoria de Vygotsky e da Aprendizagem Cooperativa, numa experiência pedagógica inovadora, bem sucedida, com alunos do 8.º ano do ensino básico.

Descrição

Esta obra resulta de uma procura do sucesso dos alunos nas suas aprendizagens, uma vez que alguns modelos de aprendizagem implementados há décadas parecem já esgotados. A teoria socioconstrutivista de Vygotsky é uma revolução na aprendizagem, ao procurar ligar o Campo da Psicologia da Aprendizagem com o Campo da Sociologia, abrindo assim novas perspectivas aos professores. Para Vygotsky, psicólogo com preocupações pedagógicas, a aprendizagem é eminentemente social, ou seja, é um processo de interacção e de partilha, que permite aos alunos desenvolverem a sua Zona de Desenvolvimento Proximal. Esta zona, que é um conceito vygotskyiano, é inerente a todos os que aprendem com outras pessoas e induz novas maneiras de aprender. Ao longo desta obra o leitor não só toma contacto com a teoria de Vygotsky como partilha com as autoras deste livro os princípios, objectivos e actividades subjacentes à Aprendizagem Cooperativa, que se suporta teoricamente na teoria de Vygotsky. Por último, propõe-se ao leitor que acompanhe a implementação, na sala de aula, da teoria de Vygotsky e da Aprendizagem Cooperativa, numa experiência pedagógica inovadora, bem sucedida, com alunos do 8.º ano do ensino básico.

Informação adicional

Peso 0.178 kg
ISBN 972-24-1341-4
Dimensões 14 × 21 cm
Número de Páginas 136
Encadernação Mole
Faixa Etária +18 anos