Vygotsky e a Aprendizagem Cooperativa

14.36 5.74

Esta obra resulta de uma procura do sucesso dos alunos nas suas aprendizagens, uma vez que alguns modelos de aprendizagem implementados há décadas parecem já esgotados. A teoria socioconstrutivista de Vygotsky é uma revolução na aprendizagem, ao procurar ligar o Campo da Psicologia da Aprendizagem com o Campo da Sociologia, abrindo assim novas perspectivas aos professores. Para Vygotsky, psicólogo com preocupações pedagógicas, a aprendizagem é eminentemente social, ou seja, é um processo de interacção e de partilha, que permite aos alunos desenvolverem a sua Zona de Desenvolvimento Proximal. Esta zona, que é um conceito vygotskyiano, é inerente a todos os que aprendem com outras pessoas e induz novas maneiras de aprender. Ao longo desta obra o leitor não só toma contacto com a teoria de Vygotsky como partilha com as autoras deste livro os princípios, objectivos e actividades subjacentes à Aprendizagem Cooperativa, que se suporta teoricamente na teoria de Vygotsky. Por último, propõe-se ao leitor que acompanhe a implementação, na sala de aula, da teoria de Vygotsky e da Aprendizagem Cooperativa, numa experiência pedagógica inovadora, bem sucedida, com alunos do 8.º ano do ensino básico.

60% desconto 01/12/23 a 31/12/24
Disponibilidade: Esgotado SKU: 01151 Categoria: Etiquetas: , , , , , ,

Descrição

Esta obra resulta de uma procura do sucesso dos alunos nas suas aprendizagens, uma vez que alguns modelos de aprendizagem implementados há décadas parecem já esgotados. A teoria socioconstrutivista de Vygotsky é uma revolução na aprendizagem, ao procurar ligar o Campo da Psicologia da Aprendizagem com o Campo da Sociologia, abrindo assim novas perspectivas aos professores. Para Vygotsky, psicólogo com preocupações pedagógicas, a aprendizagem é eminentemente social, ou seja, é um processo de interacção e de partilha, que permite aos alunos desenvolverem a sua Zona de Desenvolvimento Proximal. Esta zona, que é um conceito vygotskyiano, é inerente a todos os que aprendem com outras pessoas e induz novas maneiras de aprender. Ao longo desta obra o leitor não só toma contacto com a teoria de Vygotsky como partilha com as autoras deste livro os princípios, objectivos e actividades subjacentes à Aprendizagem Cooperativa, que se suporta teoricamente na teoria de Vygotsky. Por último, propõe-se ao leitor que acompanhe a implementação, na sala de aula, da teoria de Vygotsky e da Aprendizagem Cooperativa, numa experiência pedagógica inovadora, bem sucedida, com alunos do 8.º ano do ensino básico.

Informação adicional

Peso 0.178 kg
ISBN 972-24-1341-4
Dimensões 14 × 21 cm
Número de Páginas 136
Encadernação Mole
Faixa Etária +18 anos